quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

como cultiva hortas em apartamentos


Horta em apartamento
Quem disse que quem mora em apartamento não pode cultivar suas próprias hortaliças? Ter uma hortinha no seu apartamento possui inúmeras vantagens. Entre elas, a chance de poder plantar e colher temperos que você pode usar na sua própria alimentação, melhorando sua qualidade de vida e, claro, resultando em alguma economia nas compras do supermercado e sacolão. Sem contar que, para muita gente, trabalhar na horta de apartamento é terapêutico e desestressa.
Você terá à sua disposição alimentos e temperos sempre frescos, mas deve-se estar atento a algumas coisas em consideração para que tudo dê certo. Confira as dicas e comece a sua agora:

Como fazer uma horta em apartamento


1. Escolhendo o local

Antes de qualquer coisa, perceba se você tem algum espaço que seja ideal para plantas. As hortaliças precisam de sol direto pelo menos durante uma parte do dia, em torno de cinco horas. Por isso, escolha plantar na varanda, sacada, área de serviço ou bem próximo da janela, de preferência locais que recebam a luz pela manhã.

2.O que levar em conta na hora de plantar?

Observe o clima exigido pela planta, o grau de dificuldade de plantar e manter, espaço disponível para a horta, número de colheitas possíveis e cheque se o seu plantio é viável. Essas informações estão contidas nas embalagens das sementes das hortaliças.

3. Onde plantar?

Em recipientes como vasos, jardineiras ou jarros com volume mínimo de 1 litro. As hortinhas também podem ser plantadas em canos de PVC (de 30cm de diâmetro) cortados ao meio ou até mesmo garrafas PET de 2 litros na posição vertical ou horizontal. Veja um tutorial de como fazer:


4. Preparando o solo

Prefira comprar a terra pronta, com matéria orgânica e substâncias, como fósforo, nitrogênio e potássio, que favorecerão o plantio.

5. Escolha as hortaliças

Plantas de raízes curtas são ideais para esse tipo de cultura. Por isso, opte por hortelã, orégano, manjericão, camomila, erva-doce, agrião, alface, coentro, cebolinha, salsa, pimentão e frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e até morango. Os vegetais que possuem raízes longas, como cenoura e rabanete, não se adaptam bem a solos pouco profundos.

6. Para plantar

Há sempre um espaçamento necessário para o plantio dos vegetais, mas ele pode variar de hortaliça para hortaliça, por isso, pesquise ou pergunte a um profissional. A alface, por exemplo, precisa ser plantado a 20 cm dos demais para que cresça plenamente, enquanto a couve precisa de 35 cm.

7. Regando e mantendo

No início, regue por volta de 3 vezes ao dia até que a semente germine ou a muda dê certo no solo. Depois disso, basta regar uma vez ao dia pela manhã. Remova as folhas doentes assim que aparecerem. Retire plantas invasoras. Proteja sua horta de insetos e, caso eles apareçam, trate as pragas com um inseticida natural.
Como falamos no início do post, ter uma hortinha ou um jardim no apartamento pode se tornar uma terapia e um momento de lazer, mesmo que espaço seja pequeno. Muitas pessoas também têm o costume de conversar com as plantinhas enquanto cuidam, para que cresçam mais saudáveis; e dizem que funciona. Não custa tentar, né?
Aproveite também para conferir algumas dicas de como construir um jardim suspenso para quem mora em apartamento. Morar em um local pequeno já não é mais motivo para deixar de cultivar plantas e flores!
Quer mais dicas sobre horta em casa? Assista ao vídeo feito pelo programa Hoje em Dia:

By: sheila micaele

Nenhum comentário:

Postar um comentário